top of page

 

DO OBJETIVO

 

O I CONCURSO NACIONAL DE VIOLAS DA PARAÍBA tem por objetivo incentivar jovens violistas no Brasil, dando a eles a oportunidade de mostrar seu talento, desenvolver seus estudos (mestrado em música) numa instituição estrangeira, além de atuar como solista numa orquestra de prestígio no cenário nacional.

 

 

DAS INSCRIÇÕES

 

O Concurso será realizado nos dias 10 e 11 de Outubro de 2015 durante o I Encontro Nacional de Violistas realizado pela Associação Brasileira de Violistas na cidade de João Pessoa-PB. Todas as provas serão realizadas no auditório Gerardo Parente no Departamento de Música da UFPB.

Poderão se inscrever violistas brasileiros residentes no Brasil ou no exterior. O concurso terá dividido em duas categorias: A para violistas com bacharelado em viola completo ou cursando o último período durante o segundo semestre de 2015, e B, de caráter geral, para todos os interessados, independente do grau de instrução acadêmica. Ambas as categorias devem obedecer aos critérios de abaixo.

 

  • Idade mínima e máxima: 18 a 33 anos, incompletos, na data da inscrição.

  • Ao se apresentar para a prova, o candidato deverá mostrar um documento de identificação, com foto.

 

As inscrições deverão ser realizadas no período de 25 de agosto a 25 de setembro de 2015 no site http://concursoviolapb.wix.com/1violapb

O candidato graduado ou a se graduar poderá se inscrever em ambas as categorias, sendo a Categoria A a principal. Na ficha de inscrição marque com um “x” a opção “Ambas”. Tal candidato não poderá acumular dois prêmios. Se vencedor da Categoria A não poderá ser premiado na outra categoria.

 

É necessário preencher a ficha de inscrição e a declaração de ciência dos termos do regulamento do concurso. Ficha e declaração disponíveis no site. A declaração de ciência deverá ser assinada.

 

O candidato deverá enviar junto com o formulário e a declaração, o repertório que irá executar; um breve currículo de 10 a 15 linhas; uma foto em alta resolução e o comprovante do depósito referente à inscrição no concurso. Todos os documentos deverão ser digitalizados e enviados para concursoviolapb@gmail.com

 

O valor da inscrição é de R$ 60,00.

 

Se o candidato estiver inscrito no I Encontro Nacional de Violistas o mesmo poderá se inscrever gratuitamente para o concurso.

Não serão consideradas inscrições realizadas de modo diverso ao especificado neste regulamento.

 

Materiais com rasuras ou ilegíveis, dados incompletos, acarretarão desclassificação do candidato, sem direito a participar do concurso.

As peças acompanhadas deverão ser tocadas com piano.

 

Haverá duas etapas de seleção: a fase semifinal e a final, sendo ambas as fases avaliadas por uma comissão julgadora. Para a final serão selecionados no máximo 04 (quatro) concorrentes por categoria. Caso não seja alcançado o nível necessário para passar à fase final, a Banca poderá não indicar concorrentes.


A comissão julgadora é soberana.

 

TODOS OS PARTICIPANTES DEVERÃO SE APRESENTAR NA SALA GERARDO PARENTE NO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UFPB NO DIA 9/10/2015, DAS 9:00h às 12:00h para a entrega de informativos sobre o festival e dos documentos acima mencionados.

Ao se apresentar para a prova, o candidato deverá mostrar um documento de identificação, com foto.

 

DO PIANISTA ACOMPANHADOR

 

O I CONNVIO disponibilizará um pianista acompanhador para cada candidato, no entanto, os candidatos que quiserem são livres para contratar um pianista particular. Sendo esse o caso, é de responsabilidade do candidato notificar a organização do Concurso caso opte por um pianista particular.

Cada candidato terá um ensaio de no máximo 1h00 de duração para a Fase Semifinal e se classificado para a Fase Final terá outro ensaio de no máximo 1h30 de duração.

Os ensaios serão agendados pela coordenação do Concurso para os dias 8 e 9 (Fase Semifinal) e dias 10 e 11 (Fase Final).

É de responsabilidade do candidato enviar cópia das partes de piano do repertório que vai executar nas provas até no máximo dia 15 de Setembro de 2015 para o e-mail concursoviolapb@gmail.com

 

DO DESENVOLVIMENTO DO CONCURSO

 

O Concurso desenvolver-se-á da seguinte maneira:

 

a) Fase Classificatória

Os candidatos que entregarem a documentação e o material solicitado para a inscrição, de acordo com este regulamento, passarão para a Fase Semifinal.

 

b) Fase Semifinal

Os candidatos executarão as peças do repertório listado abaixo, acompanhados de piano quando a obra exigir. A comissão julgadora fará a escolha dos classificados para a fase final. Serão selecionados o máximo de 4 candidatos para a fase final.

 

c) Fase Final

Os candidatos selecionados deverão executar as obras da fase final listadas abaixo, acompanhados por piano.

OBSERVAÇÃO: Cada candidato terá no máximo 1h30 de ensaio com o pianista colaborador

 

 

DO REPERTÓRIO

 

Fase Semifinal:

  • Dois movimentos contrastantes das Suítes para Violoncelo de J. S. Bach transcritas para viola contanto que um dos movimentos seja um Prelúdio.

  • Um movimento de uma das sonatas ou peças acompanhadas listadas abaixo:

    • Sonatas de J. Brahms, R. Clarke, D. Shostakovich, R. Schumann-Marchenbilder, E. Bloch-Suite, G. Enescu-Concertpiece, H. Vieuxtemps-Elegy, F. Schubert-Arpeggione.

 

Fase Final:

  • Um movimento de uma obra de compositor brasileiro

  • Primeiro movimento de um dos concertos abaixo (com cadência se houver uma)

    • Y. Bowen, W. Walton, B. Bartok, P. Hindemith, C. Forsyth

 

O repertório a ser executado pelo candidato deverá ser submetido junto com a ficha de inscrição.

 

 

DA COMISSÃO E AVALIAÇÃO

 

A Comissão das Provas Semifinal e Final será presidida pelo Diretor Artístico do Concurso, Prof. Dr. Ulisses Carvalho da Silva (UFPB), e formado pelos professores Dr. Emerson de Biaggi (UNICAMP), Camila Meirelles (UFRN) e Daphne Gerling (U. of Texas).

 

A Comissão se reunirá previamente e definirá os critérios e procedimentos de avaliação. A Comissão poderá não atribuir um ou mais prêmios. As decisões da Comissão, tomadas em reuniões após as provas, serão irrecorríveis.

 

A Comissão, se julgar procedente, poderá interromper a execução de qualquer candidato a qualquer momento. A Comissão Julgadora é soberana.

 

 

DA PREMIAÇÃO

 

Categoria A

 

Prêmio único - O vencedor do concurso receberá uma bolsa de estudos integral da The Valdosta State University nos Estados Unidos para cursar o Mestrado em Música. A bolsa tem duração de dois anos com início em agosto de 2016.

 

Categoria B

 

1º Prêmio – Solista convidado da Orquestra Sinfônica da Paraíba em um concerto da Temporada 2016, mais certificado concedido pela Orquestra.

 

2º Prêmio – Um arco de viola do arqueteiro Willian De Marchi no valor de R$3000,00.

bottom of page